sábado, 18 de maio de 2013

coisas que gosto: Oud


O oud, também conhecido como ud, ut, entre outras denominações, dependendo da área geográfica, é um instrumento de cordas (cordofone) em forma de pêra, finamente decorado.
O seu som é distinto, pleno de alma, equilibrado, prenhe de timbres que evocam profundos estados de espírito.


Oud
 

No final do séc. IX, o matemático, filósofo, astrónomo, músico e poeta genial - Ziriab - fundador do primeiro Conservatório de Música da Europa, em Córdoba, Espanha, afirmava que o Oud era uma criação divina para que, com as suas quatro cordas, o Homem pudesse conhecer os quatro sons do Universo, através dos elementos de água, ar, terra e fogo. Igualmente afirmava, que a quinta corda, mais tarde acrescentada, servia o propósito de dar à Alma o seu timbre.

 
O jardim de Ziriab - miniatura do séc. XVI
 

A sua origem é desconhecida. No entanto, congéneres deste instrumento já eram conhecidos de civilizações da Antiguidade, tão dispersas geograficamente entre si, quanto a Egípcia, Romana, Grega, Persa, Bizantina, Chinesa, Búlgara...

Amplamente usado na música do Médio Oriente, o Oud tem a sua versão europeia no Alaúde, este último introduzido na Europa por volta do séc. XII, fruto do contacto entre cristãos e mouros. No entanto, acredita-se que este já existisse em Portugal e Espanha desde o séc. VIII, o século da Invasão Mourisca.

Não tardou muito que este instrumento se tornasse essencial nas composições musicais europeias, especialmente nos séculos XVI e XVII.

 
Caravaggio - O Tocador de Alaúde, de 1595

Na Europa Ocidental o alaúde caiu em desuso no séc. XVIII. Fenómeno que não se verificou, felizmente, nas tradições musicais do sudeste europeu, norte da África e Médio Oriente.

Graças ao Romantismo, e ao sentimento de Medievalismo cultivado, houve um renascer do interesse pelo alaúde, ao longo da Europa a partir de 1900. Actualmente, esse interesse cresceu exponencialmente, permitindo-se prever que, tão cedo, este som característico do alaúde não se silencie.


Alaúde Renascentista
 
 
 
 
John Dowland - Sir John Smith (alaúde renascentista)
 
 


Oud

 
Música de fusão guitarra vs oud

Sem comentários:

Enviar um comentário