quarta-feira, 30 de abril de 2014

coisas de comer: Tarte de banana e leite condensado





Ontem apeteceu-me uma sobremesa, mas nada que fosse demasiado trabalhoso, doce ou decadente.


Gosto de comer, de satisfazer os meus apetites, mas sempre com uma dose de equilíbrio. Quando faço um doce, qualquer que seja, dou por mim a adaptar a receita, a cortar nas gorduras, no açúcar, nos ovos.


Pois bem, ao invés de seguir uma receita, pus-me a inventar com base no que tinha cá em casa.


Saiu uma espécie de tarte de banana, que hoje, após ter passado a noite no frigorífico dentro da boleira, ficou ainda melhor!






Ingredientes:


- 1 embalagem de massa quebrada (daquelas já prontas)
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 lata de leite de coco
- 3 bananas (pareceu-me uma óptima forma de aproveitar a fruta já madura)
-  sumo e raspa de 1 limão
- canela em pó a gosto
- 1 noz de manteiga ou margarina (usei becel)




Preparação:


1) Retirar a embalagem de massa quebrada do frio 10 minutos antes;


2) Colocar na liquidificadora as 3 bananas aos pedaços, o sumo de limão, o leite condensado e a meia lata de leite de coco. Bater tudo.


3) Levar este preparado ao lume, com a noz de manteiga ou margarina, sem deixar ferver, até engrossar um pouco. Adicionar canela em pó a gosto - eu gosto de muita! Mexer sempre.


4) Colocar a massa na tarteira, sem a separar do papel vegetal em que esta vem enrolada. (Usando o papel vegetal será tremendamente mais fácil retirar a tarte da tarteira).


5) Verter o preparado. Polvilhar com a raspa de limão e levar ao forno a cerca de 180º durante 30 minutos (se este já estiver pré aquecido) ou 40 minutos (sem pré aquecimento).






É uma tarte super rápida e fácil. Se decidirem experimentar, depois digam como correu!





Sem comentários:

Enviar um comentário