quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sintra: MU.SA - Arte em Traços de Luz





Assim foi o fim de semana passado em Sintra:




"A Câmara Municipal de Sintra organiza o espetáculo de multimédia “Arte em Traços de Luz”, produzido pela VisionOnset, na fachada do MU.SA – Museu das Artes de Sintra, nos próximos dias 26 e 27 de setembro, 3 e 4 de outubro.
O espetáculo, com uma duração de 7 a 12 minutos, repetido a cada meia hora, durante o período das 21h30 às 23h30, tem como objetivo promover a cultura e o turismo, integrado nas comemorações das Jornadas do Património. 
Trata-se de um espetáculo onde as projeções de luz, cor e metamorfoses ilusórias, representam os artistas do desenho, da pintura e da escultura, com traços dançantes e brilhantes que procuram transmitir sentimentos dos autores aos espetadores. 
Haverá também uma Mostra de Artes Pluridisciplinares ao longo da Av.ª Heliodoro Salgado, onde estarão presentes artesãos, artistas plásticos, entre outras áreas artísticas."

(retirado da página da CMS)


Estive presente e posso corroborar que foi um sucesso.

Não somente pelo espectáculo de multimédia per se, cuja utilidade maior foi inegavelmente o seu papel de chamariz, mas por tudo o que se gerou a partir daí.

Como munícipe sintrense agradou-me sobremaneira ver as artérias circundantes do Museu das Artes de Sintra com vida, num horário em que habitualmente estão completamente desertas.
Eram percorridas por muitas pessoas, muitas famílias com crianças de todas as idades, num ambiente animado mas tranquilo.
Algum comércio manteve as portas abertas para além do horário habitual, e foi tremendamente bom ver as esplanadas montadas e poder usufruir das mesmas àquela hora.

Até a rua pedonal foi usada exactamente com esse propósito, albergando várias bancas de artesãos.

O Museu teve as portas abertas, encerrando temporariamente para cada uma das sessões do espectáculo. E eu que gosto tantos de museus, digo-vos que é uma sensação fantástica partilhar uma visita com tanta gente. Assim deveriam estar sempre os nossos museus!

Para quem não conhece, visitem o MU.SA, vale a pena!
Actualmente alberga as colecções Dórita Castel-Branco e Emílio de Paula Campos, Lab. Arte, Sintra na Arte da Paisagem, Arte figurativa e Arte Abstracta.


Vejo este evento com um óptimo começo de uma melhor relação entre os cidadãos e o espaço público.















Sem comentários:

Enviar um comentário