terça-feira, 16 de agosto de 2016

coisas que recomendo: A minha amiga, Pelargonium graveolens


Talvez a conheçam melhor pelo nome comum, Citronela, e é algo que tenho vindo a recomendar a toda a gente que se queixa de melgas e mosquitos.

Não há forma de simpatizar com este praga de insectos. No Verão, com o calor, não há quem não goste de ter as janelas abertas para refrescar a casa e forçar a circulação do ar. Mas, especialmente quando chega a noite, basta um destes chatos voadores para arruinar uma noite de sono com aquele bzzzzzzz quase constante e as picadelas.

Embora não faltem opções no mercado para tratar desta praga, confesso que não sou nada fã de químicos. Sim, tenho algures uma lata de insecticida em spray que uso somente em alturas de grande desespero, mas tento evitar, porque por mais que no rótulo diga que a fórmula é inodora, sou tão sensível a estes cheiros que me sinto eu própria um mosquito prestes a falecer intoxicado.

Há uns tempos passámos num dos muitos centros de jardinagem aqui da zona e adquirimos uma lavanda e uma citronela. Procurámos plantas "polivalentes": que não fossem prejudiciais ao Kiko, que afastassem mosquitos e afins, e que precisassem de pouca manutenção e se dessem bem em quase qualquer lado. Trouxemos uma grande floreira onde colocámos ambas as pequenas plantas lado a lado, na varanda. Enquanto a lavanda não chegou a crescer, a citronela prosperou, suplantando as nossas melhores expectativas. A que foi uma pequena planta está agora com cerca de 1m de altura, já levou duas podas brutais, e tem sempre novos rebentos.


 

Exala um perfume agradável, que se intensifica com o toque e a chuva e que parece funcionar muito bem como repelente de melgas e mosquitos.

Existem mais plantas propícias para o combate aos mosquitos e melgas, podem conhecer mais aqui.

Seja qual for a opção, recomendo. Para além de bonitas, aromáticas, muitas possuem ainda propriedades medicinais e ainda nos protegem das pragas mais irritantes que existem. E são, sem qualquer sombra de dúvida, uma opção bem mais ecológica e saudável do que uma lata de insecticida.





Sem comentários:

Enviar um comentário